segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BTT "Rota do Bacalhau"

Seguir link para o site da organização.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Spot da Bestida tem condições únicas de vento e plano de água

Margem nascente da Ria, próximo do cais da Bestida, na Murtosa, é local de excelência para a prática de desportos náuticos, especialmente windsurf e kitesurf, conta Adriano Coutinho, do Clube Nortada (continuar a ler).

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lampreia 2011



Lampreia da Ria salva escassez de restaurantes

A lampreia "do rio" que começa a aparecer nesta altura do ano nas ementas de muitos restaurantes, afinal, pode muito bem ser oriunda da Ria de Aveiro.
Mesmo em localidades ribeirinhas do Norte e Centro do País com forte tradição na pesca dos ciclóstomos, os pescadores murtoseiros são já dos maiores
fornecedores, representando um importante complemento da actividade (continuar a ler).

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Barco Moliceiro em reparação no Museu-Estaleiro da Praia do Monte Branco

Quem, por estes dias, visitar o Museu-Estaleiro da Praia do Monte Branco, na Torreira, Murtosa, terá a oportunidade de assistir à reparação de um barco moliceiro, pelas mãos hábeis do Mestre José Rito.
No âmbito do protocolo, formalizado em 2009, com a Câmara Municipal, o Mestre José Rito - o único que, actualmente, exerce de forma permanente a arte da construção de moliceiros e bateiras, na área do Concelho da Murtosa - ocupa o espaço do estaleiro, onde executa o trabalho de construção e reparação de barcos, e, mediante a solicitação de escolas e grupos organizados, dá a conhecer os vários aspectos associados à arte que exerce.
O Museu-Estaleiro está, de igual modo, aberto a todos aqueles que queiram observar os processos de construção e reparação das embarcações.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Marina improvisada atrai veleiros a Aveiro

Pressionada por uma lista de espera que “não pára de aumentar”,  a Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro (AVELA) prepara a ampliação do cais de atracagem na antiga lota.
Apesar das condições “mínimas” oferecidas pela marina improvisada há vários anos no canal das Pirâmides, os actuais 54 lugares foram há muito esgotados por outras tantas embarcações que ali se encontram fundeadas.
A AVELA, a quem a Administração Regional Hidrográfica do Centro (ARHC) entregou a concessão daquele espaço público marítimo por 10 anos,  conta, em breve, aumentar em mais 60 metros o pontão, o que permitirá criar, pelo menos, 25 lugares (ler mais).

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Património molinológico de Oliveira de Azeméis

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis afirmou que a autarquia vai continuar a "apostar na promoção do pão de Ul numa perspectiva de valorizar o que de bom se produz no concelho".
O autarca, que visitou o Parque Temático Molinológico onde o pão de Ul é produzido artesanalmente, garantiu o apoio incondicional ao trabalho que a Associação de Produtores do Pão de Ul (APPUL) vem travando na defesa e na certificação da iguaria como Indicação Geográfica Protegida (ler informação).

Teatro Aveirense - Programação

Consultar (aqui).