terça-feira, 17 de março de 2009

Parque Temático Molinológico


O Parque Temático Molinológico, situado na freguesia de Ul, em Oliveira de Azeméis, é inaugurado às 15:30 desta sexta-feira com diversas acções que se prolongam por todo o fim-de-semana.
O primeiro dos três dias inclui, antes da abertura oficial, uma visita ao Núcleo Museológico do Moinho e do Pão, a assinatura do protocolo de criação da associação responsável pela gestão do espaço e a inauguração da exposição «O moinho e o pão – passado e presente, do artista oliveirense Abílio Guimarães.
Os dias seguintes são preenchidos, no sábado, com a apresentação do Parque Temático Molinológico, provas de degustação do pão de Ul, a realização das III Jornadas do Pão, a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação de Produtores do Pão de UL (APPUL) e a apresentação do livro «Portugal, Terra de Moinhos», de Jorge Augusto Miranda.
O Parque Temático Molinológico, da responsabilidade da autarquia, envolve geograficamente as freguesias de Ul (na sua maioria) e Travanca ocupando uma área de 29 hectares.
A criação do parque tem na sua origem a forte prevalência de moinhos de água, açudes e levadas existentes nos rios Antuã e Ul.

Sem comentários: